BRK Ambiental reduz índice de perdas de água para 24,8% em Santa Gertrudes

BRK Ambiental reduz índice de perdas de água para 24,8% em Santa Gertrudes

Notícias Jan 25, 2022

25 de Janeiro de 2022

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, reduziu o índice de perdas da cidade de 25,4%, em 2020, para 24,8%, em 2022. Em 2010, no início da concessão, esse indicador era 63%. 

Na prática, só entre 2020 e 2021, 48 milhões de litros de água foram preservados, ou seja, uma redução de 8,2% no volume perdido. Com o volume preservado é possível abastecer cerca de mil pessoas por um mês. 

De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março de 2021, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. “Ter um índice abaixo da média nacional é uma conquista para Santa Gertrudes”, explica Daniel Makino, Coordenador Regional de Operações da BRK. 

Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2021 está a pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água. Somente em 2021, 540 quilômetros de redes foram vistoriadas, o que resultou na localização e reparo de 107 vazamentos não visíveis. Além disso, foram realizadas a fiscalização em busca de irregularidades e fraudes em hidrômetros, a substituição de 3.300 hidrômetros, a verificação noturna de poços de visitas em busca de possíveis vazamentos, a instalação de uma válvula reguladora de pressão e a substituição de ramais. 

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Santa Gertrudes e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Ações que reduzam as perdas distribuídas de água vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, complementa Makino. 

Em 2022, está prevista a realização de ações como fiscalização de fraudes e irregularidades, vistorias em poços de visitas, testes de estanqueidade em redes setorizadas e calibração dos macromedidores para garantir a confiabilidade das medições. Além disso, a concessionária irá executar o gerenciamento das pressões operacionais nas redes por meio da manutenção e regulagem de válvulas reguladoras de pressão e a criar  mais 1 DMC (Distrito de Medição e Controle), que faz parte do plano de setorização do sistema para melhor gestão e controle das perdas.